Sumário (capítulos do livro)

Apresentação
1 Originalidade
1.1 Originalidade: artista pesquisador e pesquisador científico
1.2 Originalidade no texto científico
1.3 Originalidade do estudo científico fora do âmbito universitário
2 Começar a redigir
2.1 Erros a ser evitados ao começar a redigir o estudo
2.2 Início da redação científica do adulto universitário e a relação orientador-orientando
2.3 Como superar os bloqueios
3 Processo de redação científica
3.1 Leitura e compreensão de texto
3.2 Planejamento do estudo
3.2.1 Estratégias de planejamento
3.2.2 Conhecimento e tratamento adequado do Tema
3.2.2.1 Tema recomendado
3.2.3 Bibliotecas, descritores e bases de dados
3.2.4 Estrutura do trabalho (Sumário provisório)
3.3 Desenvolvimento
3.3.1 Encadeamento e progressão das ideias
3.3.2 Riqueza e diversidade de vocabulário
3.3.3 Emprego da norma culta
3.4 Ponto de vista comunicativo
3.4.1 Leitor (expectativa e experiência com o texto)
3.4.2 Qualidade da informação que se quer transmitir
4 Revisão da literatura: expressão da individualidade
4.1 Revisão da literatura como novo olhar
4.2 Revisão da literatura nos artigos científicos
4.3 Recursos para resumir
5 Redação científica moderna
5.1 Diferenças entre redação científica e literária
5.2 Elementos que facilitam e os que dificultam a redação científica
5.3 Parágrafos na redação científica
5.3.1 Estrutura dos parágrafos
5.4 Os quatro princípios da redação científica
5.4.1 Clareza
5.4.2 Precisão
5.4.3 Concisão
5.4.4 Simplicidade
5.5 Qualidade do texto científico
6 Revisão do texto científico
6.1 Os quatro tipos de revisão do texto científico
6.1.1 Autorrevisão
6.1.2 Revisão simples
6.1.3 Revisão intermediária
6.1.4 Revisão profunda
Fim
Apêndices
Apêndice A - Algumas normas da redação científica
A.1 Citação (indicação dos autores no texto)
A.2 Citação literal, textual, formal ou direta
A.3 Paráfrase, citação conceptual, livre ou indireta
A.4 Citação de diversas fontes
A.5 Referências
Apêndice B - Checklist para a revisão simples
Bibliografia recomendada